sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Beethoven Sinfonia nº3, op 55, Heroica.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje abordará uma grande obra do período clássico para o romantico, uma obra tão grandiosa e espetacularmente rica em detalhes de sua composição, essa é a Sinfonia nº 3 Op 55 de  Beethoven, a Sinfonia Heroica.
Em 7 de abril de 1805 no Palácio Lobkowitz em Viena, tinha a estréia de uma composição que teria durado cerca de 2 anos sua construção, de 1802 até 1804, projeto o qual teve inicio na ideia de construir uma grande sinfonia, longa, rica em detalhes e elogiando uma grande personalidade da época, Napoleão Bonaparte, sua admiração era grande pelo militar que chegou a comandar um grande país, a França, com toda sua genialidade e destreza. Essa obra que buscou toda riqueza estética é dada como o marco divisor do período clássico cujo tinha ênfase na razão e na beleza, para o romântico que experimentava mais emoção e sentimentalismo em sua construção.
 Essa obra contem 4 movimentos :
I. Allegro con brio
II. Marcia Funebre: adagio assai
III. Scherzo: Allegro vivace
IV. Finale : Allegro Molto

I. Allegro con brio.
A forma de sonata que é exposição de um tema, seu desenvolvimento e por final uma reexposição, é contemplada nesse movimento, que tornará modelo para linha de composição de muitos músicos depois dele, como Brahms, Mahler, Schubert entre outros. Logo de início dois acordes com grande potencia são dados na entrada por toda a orquestra, Beethoven afirma a tonalidade dessa obra: mi bemol maior e impactando os ouvintes que não estavam acostumados com isso na época. Em seguida apresentado o primeiro tema, que advém de uma linha simples porém de grande efeito entregue a grandiosidade do naipe de violoncelos, que geralmente nunca ficavam com o tema , e completada posteriormente com os violinos.Os sopros que posteriormente dialogam entre si juntos das cordas exploram técnicas potencialidades rítmicas que  energicamente após isso o tema é retomado pelo tutti orquestral. Com uma outra ligação em um segundo tema uma série de acordes suaves entre as madeiras é respondido pelas cordas, porém depois de um crescendo é trazido de volta o tema inicial, só que com novo ritmo, terminando a exposição no diminuendo da orquestra. Agora vem o desenvolvimento, esse o mais longo, o qual é mostrado muito contraponto musical, com grandes detalhes e motivos musicais muito bem trabalhados. A reexposição se dá no tocar o eco das trompas que volta o tema inicial, depois na retomada em uníssono que canta um grande hino de vitória.

BEETHOVEN - Symphony no. 3 "EROICA" - Leonard Bernstein : https://www.youtube.com/watch?v=W-uEjxxYtHo

II. Marcia Funebre: adagio assai.
Muito dolorosa e feita para o sentir, fazendo dela uma ideia de pensamento sobre a morte, com o intuito de homenagear os heróis que morreram no campo de batalha. Possui uma estrutura não muito complexa, porém com um grande destaque para as frases feitas pelos violinos no começo que em seguida a atenção se passa para os sopros e as cordas passam a tocar ritmo funebre.
Beethoven : Symphony No. 3. "Eroica" II. Marcia funebre: Adagio assai : https://www.youtube.com/watch?v=vbNpoyF_M-o


III. Scherzo : Allegro Vivace.
Contemplado aqui um grande scherzo, ele é desenvolvido em torno de sua pulsação natural que é dada surgindo muitas ideias melódicas do seu próprio caminhar rítmico, demonstrando uma grande energia criativa.
Best of Beethoven: Symphony No. 3 in E-flat major, Op. 55, "Eroica" - Scherzo: Allegro Vivace :https://www.youtube.com/watch?v=nJDQMyHbSko

IV. Finale : Allegro Molto.
Grande final, com bastante velocidade técnica e expressões fortes, ele utiliza um tema que já existia em uma obra anterior As Criaturas de Prometeu e nas Variações para Piano op35. Muitos dizem que não é apenas uma variação de maneira clássica mas sim muita inspiração também barroca, por causa da repetição da célula geradora em quase todos compassos. O movimento que resgata um pouco da dramaticidade da marcha funebre, logo muda de ideia em seu desenvolvimento e a orquestra toda anuncia um grande ato heróico.
Beethoven: Symphony No. 3 "Eroica" 4st movement: https://www.youtube.com/watch?v=FTE0Tevqzew

--------------------------------------------
Com uma sinfonia considerada longa para época, sua obra é quase  o dobro do tamanho das sinfonias dos mestres de Beethoven, o grandioso Haydn e o virtuoso Mozart, só o primeiro movimento é quase tão longo quanto muitas sinfonias deles. Uma obra repleta de sentimentos, emoções e sensações porém não deixando de lado toda a razão e a beleza do ser clássico, com motivos que beiram a interpretação da morte, com toda sua dramaticidade até ideias grandiosamente heroicas. Esse é o resultado do trabalho com muita determinação por um dos maiores gênios da história da música, Ludwig van Beethoven, que depois de iniciar sua composições a música nunca mais foi a mesma.

Beethoven: Symphony No. 3 "Eroica" :https://www.youtube.com/watch?v=-kG9X_idNkk
















    Djalma de Campos 22/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário