quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Uma breve leitura sobre o contrabaixo acústico.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai falar sobre o surgimento e evolução do contrabaixo acústico, instrumento o qual é o registro mais grave das famílias das cordas na orquestra e também o maior em tamanho.
Nos primeiros aparecimentos na música de concerto, ele exercia o papel de reforçar as melodias graves da música, sendo que seu uso com uma maior atenção aos seus timbres e independência do naipe de violoncelos ocorreu com as composições de Beethoven, e obras destinados ao contrabaixo solo só datam do século XIX.
Sua história começa com registros no século XV, sendo que ele não era muito utilizado e um pouco diferente do atual, pois os compositores preferiam trabalhar com um instrumento chamado violone, que era da família da viola da gamba,esse instrumento que era um pouco maior que um violoncelo, e continha seis cordas. A partir do século XVIII com o grande virtuoso da época Domenico Dragonetti, popularizou o contrabaixo primeiramente em Veneza e depois em outras regiões da Europa, se destacando no ouvido da população por sua extensão sonora mais grave.
O instrumento como conhecemos hoje só apareceu no século XIX, pois foram aumentado o número de cordas, cujo possibilitou assim um maior fraseado musical, se adaptando assim as orquestras.


Meu Instrumento - Baixo Acústico - Trama/Radiola: http://www.youtube.com/watch?v=l_c96fnJa6o



Djalma de Campos 13/02/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário