sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Alaúde.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai escrever sobre um pouco do que se sabe quando o assunto é o alaúde ou oud, esse instrumentos de origem incerta, sabendo-se apenas que os primeiros aparecimentos foram no oriente médio, posteriormente sendo levado para Europa pelos mouros, cujo se tornou muito popular durante a  renascença, sofrendo algumas transformações e se adaptando para cada determinado momento, assim evoluindo e passando para instrumentos cada vez mais modernos.
Os alaúdes eram encontrados com uma corda simples e 5 cordas duplas,essas que eram dedilhadas, sendo muito diversificado nos tamanhos e encontrado também na sua versão espanhola, que se chamava vihuela de mano, ao contrario do alaúde seu corpo tinha formato de 8 e braço reto, já o alaúde em formato arredondado, e as cravelhas inclinadas para trás, formando um ângulo de 90 º.
Sua fama popular se dava pela capacidade de tocar acordes, melodias, ornamentos e até peças com contraponto, que foi muito útil para acompanhar os conjuntos de canto, sendo que ele era o responsável por dar uma boa gama de sons de fundo para os cantores.
Outra relação é que os alaudistas usavam uma técnica de notação musical chamada tablatura, ela não representava a altura da nota ( como na partitura ), mas sim aonde cada dedo iria segurar na corda para produzir determinada nota, técnica a qual depois foi utilizada para muitos outros instrumentos.
Ainda hoje músicos que tocam músicas histórias, como a renascentista, utilizam réplicas do alaúde para dar uma maior fidelidade na sonoridade musical de sua apresentação.




                                                      Alaúde.









                                                      Vihuela.





                                                 

                                                                                 Fernanda Bertinato - Alaúde.


 

Djalma de Campos 17/01/2014.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário