segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

R.I.P. Claudio Abbado.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje está triste pela perda dessa figura muito representativa para  a música clássica, o qual sempre foi inspiração para diversos outros músicos, e com um renomado respeito em todo o  mundo. Dirigiu grandes orquestras, como Scala de Milão, a Ópera de Viena, a Filarmônica de Berlim, e nos últimos anos estava a frente de uma orquestra formada por jovens músicos, sendo que seus participantes eram os principais jovens solistas europeus e norte americanos.
Claudio iniciou os estudos de música aos 8 anos, com o violino no conservatório onde seu pai trabalhava dando aulas, anos se passaram e ele teve a oportunidade de assistir a apresentação de uma obra do Debussy com a orquestra do Scala, após isso decidiu partir para a regência, onde desenvolveu suas técnicas e criou vários amigos e apoiadores, como na Academia Chigiana, com os regentes Zubin Mehta e Daniel Borenboim.
Com o passar dos anos ganhou concursos, resultados da  qualidade de seu trabalho que crescia cada vez mais, sendo que mais tarde foi convidado para ser assistente de Leonard Bernstein na Filarmônica de Nova York, e poucos anos depois chamou a atenção de Hobert Von Karajan, que o ajudou a fazer sua estréia no Festival de Salzburgo.
Anos se passaram e as oportunidades de emprego sempre apareceram em sua vida, porém com a saída de Berlim nos anos 2000 coincidiu com a descoberta de um câncer no estomago, muitos pensaram que o maestro poderia vir a parar de vez com a música, porém para a surpresa de todos ele continuou, mas não conduzindo orquestras grandes, e sim grupos específicos como Mahler Chamber Orchestra, o grupo de jovens solistas do Festival de Lucerna, e Orquestra Mozart.
O maestro estava afastado desde dezembro de 2013, por motivo de complicações da doença, onde cancelou várias apresentações com a Orquestra Mozart, sendo que nessa segunda-feira dia 20 de janeiro de 2014 ele veio a falecer, aos 80 anos.
(1933-2014)








Mahler - Symphony No. 5 : http://www.youtube.com/watch?v=vOvXhyldUko




Djalma de Campos 20/01/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário