Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje dia da consciência negra vai falar um pouco mais sobre a difusão dos ritmos africanos na música brasileira a tornando única e muito admirada.
A cultura brasileira e, logicamente, a rica música que se
faz e consome no país estruturam-se a partir de duas básicas matrizes
africanas, provenientes das civilizações conguesa e iorubana. A primeira
sustenta a espinha dorsal dessa música, que tem no samba sua face mais exposta.
A segunda molda, principalmente, a música religiosa afro-brasileira e os
estilos dela decorrentes.
A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de
influências de toda a África subsaariana com elementos da música portuguesa e,
em menor grau, ameríndia, que produziu uma grande variedade de estilos.
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos
ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são o
samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, maxixe, maculelê.
Como aconteceu em toda parte do continente americano onde
houve escravos africanos, a música feita pelos afro-descendentes foi
inicialmente desprezada e mantida na marginalidade, até que ganhou notoriedade
no início do século XX e se tornou a mais popular nos dias atuais.
Samba,
No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma
corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente
oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o
Brasil. Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de
música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos
tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada Estado
brasileiro, não só pela diversidade das tribos de escravos, como pela
peculiaridade de cada região em que foram assentados. Algumas destas danças
populares conhecidas foram: bate-baú, samba-corrido, samba-de-roda,
samba-de-chave e samba-de-barravento, na Bahia; coco, no Ceará;
tambor-de-crioula (ou ponga), no Maranhão; trocada, coco-de-parelha, samba de
coco e soco-travado, no Pernambuco; bambelô, no Rio Grande do Norte;
partido-alto, miudinho, jongo e caxambu, no Rio de Janeiro; samba-lenço,
samba-rural, tiririca, miudinho e jongo em São Paulo.
SAMBA DE RODA "que faz parte da nossa capoeira..."
Brasil. : https://www.youtube.com/watch?v=jP_XcqDl_ck
Maracatu,
Maracatu é um ritmo musical com origem no estado de
Pernambuco.É caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo
frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas
da Nação negra.
A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias
(pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê.
Maracatu Mar Aberto | The Rehearsal :https://www.youtube.com/watch?v=kcD7lFzodBw
Ijexá,
O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos
Afoxés.
O Ijexá, dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que
se toca para Orixás, Oxum , Osain, Ogum, Logum-edé, Exu, Oba, Oyá-Yansan e
Oxalá.
Ritmo suave mas de batida e cadência marcadas de grande
beleza, no som e na dança. O Ijexá é tocado exclusivamente com as mãos, os
aquidavis ou baquetas não são usados nesse toque, sempre acompanhado do Gã
(agogô) para marcar o compasso.
Ijexa Instrumentos :https://www.youtube.com/watch?v=UySm-9JPN4U
Coco,
O coco é um ritmo originalmente criado no estado de Alagoas.
O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.
Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras
simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de
cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do
litoral e do sertão nordestino.
O som característico do coco vem de quatro instrumentos
(ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo
é o repicar acelerado dos tamancos. A sandália de madeira é quase como um
quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a
sonoridade é completada com as palmas.
Coco Caçuêra - Coco de Roda :https://www.youtube.com/watch?v=fmkISMOWKwM
Jongo,
Jongo é uma manifestação cultural de africanos essencialmente
rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu
poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular
brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o Jongo é o "avô" do
Samba.
Jongo para Iemanjá - Griot, tribal, dandalua. :https://www.youtube.com/watch?v=JS0GsWq_YmM
Carimbó,
O Carimbó é considerado um gênero musical de origem
indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras,
miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em
língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó, feito
de tronco de madeira e pele de animal .
Carimbó: A força do tambor brasileiro : https://www.youtube.com/watch?v=3XMbtSw6Qu4
Maxixe,
O ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos,
foi influenciado pela música trazida por escravos de Moçambique, daí advindo
seu nome, que é o nome de uma cidade moçambicana. Ainda hoje, o padrão rítmico
da Marrabenta (música moçambicana) guarda semelhanças com os padrões rítmicos
do maxixe.
Hoje, o gênero musical chamado maxixe ou tango brasileiro é
considerado um subgênero do choro.
Maxixe, de Chiquinha Gonzaga :https://www.youtube.com/watch?v=KnhP-1BOw2M
Maculelê,
Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem
afro-brasileira e indígena, a música no maculelê é composta por percussão e
canto.
A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo
diversas lendas a seu respeito. Estas lendas, naturalmente, vieram da tradição
oral característica às culturas afro-brasileira e indígenada época do Brasil
Colônia e inevitavelmente sofreram alterações ao longo do tempo.
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