segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aranjuez, o violão junto da orquestra.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai falar de um dos maiores concertos dedicados para o violão erudito, cujo mostra toda sua virtuosidade, junto de  um perfeito acompanhamento de orquestra, estamos falando da composição do espanhol Joaquín Rodrigo, o Concerto de Aranjuez.
É uma obra não muito antiga, nem completando o seu centenário, composta em 1939 em Paris, sendo a composição mais famosa do Joaquín Rodrigo, que por sinal foi a obra que o levou a sucesso internacional.
Longe do ambiente de tensão que habitava a Espanha, que estava passando pelo final de um Guerra Civil e na proximidade do começo da Segunda Guerra Mundial se muda para Paris o jovem, e excelente pianista Joaquin Rodrigo. A inspiração para o concerto veio dos jardins do Palácio Real de Aranjuez, esse que foi construído por Felipe II na última metade do século XVI para nobreza passar as férias, e foi reconstruído por Fernando VI no século XVIII. Essa composição tenta transportar o ouvinte para esse ambiente e através da nota transmitir a imensa harmonia e tranquilidade ali presente.
Segundo o próprio Joaquín, o primeiro movimento é ostentado por um espírito rítmico e muito encantador, o segundo movimento representa um diálogo entre o violonista solista e a orquestra, principalmente os sopros, e o último movimento trás uma dança da corte. Nas palavras dele afirma '' O concerto tenta capturar a fragrância de magnólias, o canto dos pássaros e o jorrar das fontes. '' Tudo isso presente naquele jardim.
Sua estréia foi em 1940, e como solista o violonista Regino Sainz, acompanhado da Orquestra Filarmônica de Barcelona, no Palácio da Música Catalã, nascendo assim o primeiro concerto para violão erudito e orquestra.

                                                
Concerto de Aranjuez - John Willians : http://www.youtube.com/watch?v=r2Xdlgii-Rc                              












Palácio Real de Aranjuez  





Joaquín Rodrigo 

Joaquín Rodrigo Vidre ( 22/11/1901 - 6/7/1999) foi um compositor e pianista espanhol, e apesar de ser cego desde sua infância, atingiu grande sucesso como músico, sendo popularizado por ter introduzido o violão erudito (  guitarra clássica ) nas salas de música clássica do século XX, principalmente por seu concerto, cujo conseguiu expressar com fidelidade o violão espanhol.

Joaquín Rodrigo.
















Djalma de Campos 09/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário