terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Happy Birthday, Beethoven.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai homenagear o aniversariante desse dia 17 de Dezembro, ele que foi um divisor da música, com um impacto enorme no pensamento de construção musical, e dono de uma personalidade forte e marcante, esses fatores aliados possibilitaram a música tomar novos rumos depois de seu nascimento.
Decidi falar um pouco de uma obra para violino que eu gosto muito, é a sonata para violino nº9, mais conhecida como sonata Kreutzer, sendo gravada por inúmeros dos melhores violinistas do mundo, ela exige um bom nível técnico para quem está pensando em tocá-la. Portanto vou falar um pouco mais sobre sua história.

Sonata Kreutzer :                                                        

Essa sonata para violino é a de número 9, composta em 1803, sendo que a obra era para um violinista mulato muito jovem cujo o virtuosismo era comparado ao de Mozart, seu nome era George Augustus Polgreen Bridgetower, que acabara de vir de Londres em uma turnê pela Europa, mais precisamente em Viena para tentar arrecadar um pouco de  dinheiro. O jovem mulato foi apresentado ao Beethoven pelos aristocratas da corte de Viena, e logo o compositor se entusiasmou para compor algo que pudessem tocar juntos, ele no piano e Brigetower no violino.
Marcaram para uma apresentação em público, sendo que Beethoven entregou a partitura apenas algumas horas antes da apresentação para o violinista, ainda que por incrível que pareça, a apresentação foi de uma qualidade excepcional. Existem documentos que dizem que no primeiro movimento, após uma passagem muito difícil da música, Bridgetower recriou uma parte da obra, tendo a aprovação eufórica do compositor, que se levantou do piano, para saudá-lo, se sentando rapidamente voltando a tocar. Esses fatos levaram a Beethoven a dedicar a sonata para Brigetower, a chamando de Sonata Mullatica.
Porém tudo estava ótimo, até em uma conversa no bar onde estava o violinista e Beethoven, aonde Bridgetower fez um comentário ofensivo de uma amiga do compositor, o deixando muito irritado, logo em seguida pediu de volta a partitura que havia dedicado ao mulato, e mudou sua dedicatória para Rodolphe Kreutzer, sendo na época o maior violinista do mundo, Kreutzer no entanto nunca a apresentou em público, dizendo que é uma das sonatas mais célebres da história e de uma difícil execução.
Brigetower morreu esquecido em 1860 no asilo de Londres.


Oistrakh/Oborin - Violin Sonata No.9,'Kreutzer' : http://www.youtube.com/watch?v=8uPGz7NU-mk



Djalma de Campos 17/12/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário