domingo, 15 de dezembro de 2013

10 curiosidades sobre Heitor Villa-Lobos.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai contar algumas curiosidades um tanto quanto inusitadas sobre Villa-Lobos, ele que foi um grande músico, conquistando espaço nesse meio com suas composições modernas e inovadoras, levando consigo muitos sonhos e objetivos que lutou muito para alcançar.
Nasceu em 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro, foi maestro e compositor brasileiro, deu ao Brasil uma linguagem musical única em suas composições, resgatando músicas do caráter popular e indígenas  as colocando junto dos instrumentos de orquestra.
                                                                                                   
10 curiosidades sobre Villa-Lobos :

1º Em tentativa de homenagear Villa, usaram a data de seu aniversário ( 5 de março ) para  comemorar o dia da música clássica.
2º Aos 6 anos de idade começou estudar violoncelo em uma viola adaptada por seu pai.
3º Sua primeira composição foi aos 13 anos de idade, e intitulou a obra com o nome de '' Panqueca '' porém a partitura se perdeu.
4º Seu time de coração era o Vasco da Gama.
5º Foi proibido pela mãe de continuar estudando música, pois ela queria que ele entrasse em um curso de medicina para ter uma boa carreira profissional.
6º Estudou violão escondido porque os seus pais não aprovavam os seus encontros e participações em rodas de choro.
7º Em 1915 realizou pela primeira vez um concerto com músicas próprias. Porém estrou apenas em 1922 como músico modernista na Semana de Arte moderna daquele mesmo ano realizada em São Paulo, sendo vaiado pela platéia por sua música moderna, e pela sua vestimenta que em um dos concertos apareceu na apresentação de casaca e chinelos pois estava com gota.
8º Uma doença venérea o deixou estéreo sem poder ter filhos, talvez seja por isso que dedicou muitas de suas músicas ao universo infantil.
9º Gostava de brincadeiras e uma delas era empinar pipas.
10º Era um mitônomo assumido, ou seja , gostava de contar boas mentiras, e uma das histórias mais conhecidas é de quando quase foi devorado por índios canibais.  

Assista o documentário e fique por dentro dessa personalidade brasileiras tão importante para nossa música, cujo infelizmente é mais valorizada fora do país do que por nós mesmos, não basta virar nome de praça pública, tem que valorizar e entender sua importância.

 Villa-Lobos - Documentário "O índio de casaca" (completo - 1987) - http://www.youtube.com/watch?v=Bz-laUf22Ts


                                           


Djalma de Campos 15/12/2013.




Um comentário: